A influência da internet no mercado
A internet está cada vez exercendo mais influência
no mundo dos negócios. Surgido por volta da década de noventa, o e-bussiness, provocou uma bolha de
expansão do mercado, ultrapassando fronteiras e levando produtos e serviços
para ainda mais usuários.
imagem retirada da internet |
O comércio eletrônico – ou e-commerce – cresceu,
também em nosso país, com empresas como americanas.com, mercadolivre.com e
submarino.com, fazendo com que o Estado fosse acionado para regulamentar o
espaço digital e o comércio que começava a crescer com sites de compras
coletivas e Marketplaces. Regulamentou-se, então, por
meio do Decreto 7962/13, as normas para o funcionamento desses
ambientes de e-commerce, assim como as informações que devem ser
disponibilizadas pelo consumidor quando da compra online.
Com o
passar do tempo, as empresas começaram a perceber que a transição, total ou
parcial, de seus serviços para plataformas digitais se tornou quase
imprescindível para a sobrevivência no mercado, investindo no marketing
digital, muito em razão do advento da popularização das redes sociais.
Dessa
forma, modelos de negócios transacionais, que são aqueles em que o cliente paga
um valor determinado para receber algo por meio de intermediação online, e
modelos de assinatura, entendidos como aqueles em que o cliente paga um valor
periódico para ter acesso a um serviço ou produto, disponibilizado em uma
plataforma, estão sendo cada vez mais explorados pelas empresas optaram pela
transformação digital.
Dificuldades da Transformação digital, contudo, a transformação digital nem sempre é fácil.
O
mercado digital é mais ágil e dinâmico do que o convencional, já que sua
evolução é constante e necessita de tomadas rápidas de decisões, assim como a
fluidez de protocolos internos das empresas. Por isso, para algumas empresas
convencionais a entrada no meio digital pode ser assustadora.
Todavia essa
transformação, vem se tornando cada vez mais necessária, visto que o fenômeno
estudado por Clayton Christensen, professor de Harvard, chamado de disrupção
digital, está se tornando cada vez mais frequente. Esse conceito descreve
plataformas inovadoras que oferecem serviços e produtos online que criam um
mercado novo, apelativo para consumidores e acabam por desestabilizar as
empresas líderes no setor. Exemplo disso são os serviços de streaming, e
empresas de tv a cabo e distribuidoras de CDs e DVDs, e até estúdios desses
conteúdos, que agora podem ser facilmente gravados em casa, como é o caso do
Youtube.
Startups
já são criadas voltadas para esse mercado e modelos de negócio, enfrentando
muito menos problemas de adaptação como aqueles que empresas convencionais
possuem.
Aspectos facilitadores para a entrada de sua empresa
no meio digital
O SAP,
em parceria com o MIT Technology Review, identificou quesitos facilitadores
para a entrada no meio digital, chamados de pilares da economia digital:
·
Ganhar a lealdade e confiança do usuário/cliente, investindo em uma
plataforma versátil e dinâmica, que tem como fundamento a segurança digital e a
personalização de acordo com o perfil de quem a acessa. Essa personalização
pode ser encontrada em muitas plataformas
de streamingque oferecem conteúdo ao usuário de acordo com suas
preferências.
·
Adequação de políticas e relação de trabalho para a nova geração de
talentos. Por meio das pesquisas do instituto, grande parte da geração Milênio
querem carreiras que promovam um impacto positivo no planeta, mas em
contrapartida, as empresas convencionais ainda se mantem focados em suas
próprias agendas e relações habituais de empregado-empregador.
·
Interatividade de usurários: uma marca não é apenas feita pelo detentor
de sua propriedade intelectual, mas também pelas interações e apontamentos de
falhas e experiencias pelos seus clientes.
Dessa forma, é
evidente que a revolução digital é um fato irreversível e tende ser expandido
com o passar dos anos, tornando importante a entrada de empresas nesse
ambiente, seja buscando consumidores por meio de estratégias de marketing
digital, sendo oferecendo serviços para seus clientes de forma personalizada e
facilitadora. Com a crescente demanda por inovações, resta alternativa de
abraçar a tecnologia pela economia.
E quanto ao seu negócio? Está preparado para a
transformação digital? Para estruturar sua empresa e viabilizar
essa digitalização, procure sempre um profissional especializado que o oriente
e proporcione toda a segurança necessária para esse novo momento.
FONTE: NDMADVOGADOS