A Importância das Redes Sociais vem
sendo observada com o aumento do fluxo nos E-Comerce’s no Brasil.
Na palma da mão. Girando em torno do Facebook e
Instagram impulsionado pela busca do brasileiro por renda extra, a modalidade “Vendas
Online por Redes Sociais” é aposta para estimular o avanço do e-commerce nos
próximos anos.
A venda on-line por meio de redes sociais é uma das
maiores apostas do setor para os próximos anos. Para que ganhe visibilidade, o Facebook e Instagram surgem como os grandes catalisadores dessa tendência, e a
crise - que fez com que o brasileiro buscasse alternativas de renda - foi o
impulso necessário para um futuro promissor.
Com 1,9 bilhão de usuários ativos por mês, o Facebook é a principal rede social do
mundo. No Brasil, o sucesso da plataforma não é menos evidente: 84 milhões de
pessoas, ou 40% da população do País,
acessam diariamente a mídia, sendo que 90% delas usam dispositivos móveis para
isso. Ao todo, são 114 milhões de brasileiros participando da rede social por
mês, equivalente a 55% das pessoas.
Com uma imensidão de usuários ativos, a plataforma
se mostra uma oportunidade para as empresas trabalharem suas marcas. "Além
de ter um público muito grande e fiel, que acessa a ferramenta diariamente, é
muito barato criar uma ação de publicidade ou venda no Facebook",
admite o diretor de comunicação da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico
(camara-e.net), Gerson Rolim.
Segundo o especialista, uma publicidade no Facebook
pode ser 30% mais barato que em outros lugares na internet. "[Dentre as]
empresas brasileiras que têm atuação on-line, 67% conquistaram novos clientes
através de ações no Facebook", diz.
Hoje, apesar dos varejistas não conseguirem realizar todo
o processo da venda unicamente pela rede social, a atuação na plataforma pode
ser determinante para o cultivo e a fidelização dos clientes. Além das páginas
e grupos, o Facebook disponibiliza a possibilidade de anúncios a valores
compatíveis com o mercado: “Nossa plataforma de marketing é de autosserviço, e
coloca na mão de empresas e marcas de todos os tamanhos o poder de se conectar
com seus clientes no momento certo”.
Além da
busca por venda entre empresas e consumidores, a maior rede social do mundo
sinaliza ainda uma outra tendência: a venda entre pessoas físicas:
"Nos últimos anos, observamos que mais pessoas têm vindo a usar o Facebook
para se conectar de outra maneira: comprando e vendendo entre si. Esta
atividade começou com os grupos e cresceu substancialmente. Mais de 450
milhões de pessoas visitam grupos de compradores e vendedores a cada mês - seja
conectando com famílias em um bairro local como também com colecionadores de
todo o mundo", ressalta a rede social.
imagem retirada da internet |
Investir
em negócio próprio não é tão simples e requer estudo e planejamento. Segundo
Adriano Caetano, diretor da plataforma Loja Integrada, o sucesso depende, entre
outras coisas, de um mix de produtos diferenciados num mercado que está cada
vez mais competitivo: "O grande varejista não consegue ser especialista em
tudo. O pequeno lojista tem maior chance de sucesso quando se especializa. “A
criatividade tem que estar bem aflorada; não dá pra querer fazer mais do
mesmo", diz.
Em meio ao alto índice de desemprego no País, algumas
pessoas veem o varejo virtual como uma forma de complementar a renda.
Nessa linha, a Loja Integrada detectou a criação de mais de 167 mil sites de
vendas em 2016, aumento de 32% em relação ao ano anterior. Para fugir da
concorrência, investir em comunicação com o cliente é preciso:
"Normalmente, as empresas utilizam o Facebook para fortalecer a imagem
delas, aproximando do público-alvo delas. Assim como funciona o Instagram",
completa Caetano.
Conforme dados divulgados
pelo Sebrae, 43% das empresas de varejo on-line não possuem estratégia de
fidelização (algo a ser trabalhado pele empreendedor). Dentre empresários que de desistiram de suas operações na
internet, mas mantiveram as lojas físicas, 27% afirmam que a falta de
planejamento e conhecimento escasso do negócio foram determinantes (veja mais
no gráfico). "Você tem que se planejar antes de abrir o negócio. O
planejamento é fundamental. Você tem que saber quem é o seu cliente, para quem
você vai vender e o que você vai vender", indica a analista técnica do SEBRAE.
FONTE: DCI.COM.BR