Por que você deveria conhecer melhor seus funcionários

Como conhecer melhor os funcionários?

O admirável especialista em liderança Ram Charan afirma que, se quiser ser um bom líder, deve dedicar 40% do seu tempo a seus funcionários. Se pensarmos na dinâmica das organizações na atualidade, esse conselho parece inviável para muitos executivos, que têm uma agenda bastante comprometida e focada na busca de resultados. Não podemos esquecer, porém, que resultados dependem de pessoas motivadas e engajadas, o que reforça a importância de se desenvolver com elas um relacionamento mais profundo e genuinamente interessado.

Imagem da internet
Independentemente do tipo de perfil de um indivíduo, ou seja, da forma como se comporta, seus fatores motivacionais estão em seus valores. Investir tempo em descobrir esses valores é a única maneira de realmente conhecer as pessoas que, diariamente, abraçam e lutam por causas semelhantes.

No contexto formal, as organizações geralmente buscam garantir um momento de interação entre líderes e colaboradores, por meio do processo de avaliação de desempenho. Quando feito com seriedade e responsabilidade, ele permite aos gestores conhecer as expectativas e os anseios das pessoas que lidera, com relação ao futuro de suas carreiras.
Algumas considerações essenciais com relação a esse processo:
- Devem ter uma periodicidade curta, que não ultrapasse três meses, para que as pessoas sejam ouvidas em suas demandas. Desta forma, ajustes podem ser feitos para evitar a desmotivação;
- As conversas devem ser abertas, propiciando um clima de segurança, no qual ideias, percepções e interesses sejam compartilhados, a fim de manter todos no mesmo barco;
- Enfim, transformar esse processo em uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional pode trazer benefícios compensadores a todos.
No contexto informal, bons líderes criam, sabiamente, oportunidades para conhecer melhor seus colaboradores ao convidá-los, por exemplo, para um almoço ou café no intuito de ouvi-los falar sobre suas pretensões na vida e carreira, assim como o que esperam do futuro. Momentos de descontração e conversas despidas de interesse apenas profissional desenvolvem a empatia e promovem aproximação entre as pessoas.
Pesquisas demonstram que funcionários trabalham para seus líderes, não para as organizações. Investir tempo para conhecê-los melhor é investir no sucesso da sua liderança e na garantia de seus resultados. Pense nisso e comece já a ampliar o seu relacionamento com seu time de colaboradores.
Fonte: Exame.com.br
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